Dia do Hambúrguer

Dia do Hambúrguer

Você sabia que o hambúrguer tem um dia só para ele?

Pois é, o dia 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer, o símbolo do fast-food. Para comemorar a data muitas hamburguerias e lanchonetes promovem eventos especiais, com cardápios diferenciados para servi-lo.

Desde sua criação, a comida foi modificada e aprimorada até chegar aos nossos dias com uma grande variedade de opções.

Do simples pãozinho com carne, queijo e verduras, a iguaria chegou à sua versão gourmet, para atender aos paladares mais exigentes, colocando o hambúrguer em um patamar requintado.

História do Hambúrguer

Ao contrário do que muita gente pensa, os americanos não foram os criadores do hambúrguer. Eles adicionaram o pão ao hambúrguer quando este foi trazido por imigrantes alemães.

Os americanos ostentaram por muito tempo o título de terem sido os primeiros a juntar duas fatias de pão e recheá-las com carne. Mas esta receita já havia sido preparada muito antes.

Foram os americanos que tornaram o sanduíche conhecido mundialmente e os Estados Unidos o país onde é mais consumido.

Hoje a imagem do hambúrguer está relacionado ao estilo culinário deste país e transformou-se em um ícone da cozinha americana.

Na verdade a história do hambúrguer remonta o século XIII, tendo sido criado na Mongólia. Nessa época, os cavaleiros costumavam amaciar a carne colocando-a debaixo da sela do cavalo.

Os nômades da Ásia Central criaram uma maneira para preparar e temperar a carne com o intuito de conservá-la por mais tempo e com isso a comida começou a se popularizar.

A partir daí, os marinheiros da cidade de Hamburgo, Alemanha, aperfeiçoaram essa técnica passando a cozinhar a carne, consumida anteriormente crua. De Hamburgo o hambúrguer foi para a América.

O hambúrguer, da maneira que hoje conhecemos, pode ter sido preparado pela primeira vez entre o fim do século XIX e o começo do século XX.

No Brasil o Hambúrguer chegou por volta da década de 50.

A popularização da iguaria é fruto da modernidade da sociedade que passou por mudanças muito rapidamente, necessitando de menos tempo para fazer suas refeições.

Apesar de toda a polêmica nutricional que envolveu o hambúrguer ao longo do século XX, ele não deixou de marcar esta época e ter adquirido um certo simbolismo.

Com toda essa popularidade, o hambúrguer passou a ser frequente nas refeições das pessoas.

Mas o prato evoluiu ao longo dos anos e, com o desenvolvimento da gastronomia, muitas variedades foram criadas, inclusive versões requintadas utilizando carnes nobres, ingredientes exóticos, queijos especiais e molhos variados.

Isso tudo fez do hambúrguer não só um simples fast-food, mas também passasse a ser um prato mais sofisticado, desenvolvido e preparado por grandes chefs.

O hambúrguer vem se aprimorando cada vez mais para atender a um consumidor mais exigente, com paladar mais requintado, dando surgimento ao hambúrguer gourmet, abrindo espaço para este novo mercado que surgiu e já se consolidou.

A fama internacional deste prato representa um exemplo da globalização do consumo de alimento, tendo se espalhado por vários continentes e atingido diversas culturas devido à sua maneira simples de preparo.

Então é isso, dia 28 de maio vamos comemorar comendo muitos hambúrgueres  🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *